A partir de 1º de novembro de 2024, entra em vigor uma nova regra do Banco Central do Brasil para garantir ainda mais segurança nas transações via Pix. A exigência visa impedir que golpistas utilizem dispositivos não autorizados para realizar transações de alto valor, mesmo que consigam roubar logins e senhas.
Por este motivo, todos os dispositivos utilizados para realizar transações via Pix acima de R$ 200,00, uso do limite diário superior a R$ 1.000 ou alterações, cadastro e exclusão de chaves Pix, só poderão ser realizadas a partir de dispositivos cadastrados previamente pelos usuários junto à instituição financeira.
Isso significa que, se você trocar de celular, tablet ou computador, será necessário cadastrar o novo dispositivo antes de realizar transações de valores acima desta quantia.
Como se cadastrar?
Na Cooperativa o cadastro do dispositivo será realizado por meio da Chave de Segurança, que já vem sendo utilizada por grande parte dos nossos cooperados.
Se você ainda não se cadastrou, acesse a home do App Ailos e clique no botão “Chave de Segurança”.
O processo de cadastro é simples:
– Abra seu App Ailos
– Clique no botão “Chave de Segurança”
– Selecione um número de telefone ou e-mail – já dastrados na Cooperativa – para receber o código de instalação
Se precisar de ajuda, confira mais detalhes sobre a Chave de Segurança clicando aqui ou entre em contato com nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 647 2200. Se preferir, visite um de nossos Postos de Atendimento para realizar a atualização cadastral.
🔔 Antecipe-se e garanta mais segurança nas suas transações financeiras!
Caso tenha qualquer dúvida, nossa equipe está pronta para ajudar.
Lembramos que a obrigatoriedade do cadastro dos dispositivos é exclusiva para cooperados Pessoa Física e segue uma norma do Banco Central.
Ainda tem dúvidas? Confira algumas perguntas e respostas que podem te ajudar!
Se o dispositivo não estiver cadastrado, a transação será recusada caso o valor da transação ultrapassar R$ 200,00 ou o limite diário de R$ 1.000,00. Nesse caso, o cooperado recebe alerta de mensagem com as orientações para cadastrar o dispositivo antes de tentar novamente.
O cadastro do dispositivo é imediato após a autenticação com a Chave de Segurança no aplicativo. Assim que o processo for concluído, você poderá realizar transações Pix normalmente.
Sim! Neste primeiro momento só será possível cadastrar um único dispositivo.
Caso seu dispositivo seja perdido ou roubado, é fundamental comunicar imediatamente a Cooperativa pelo 0800 647 2200 para bloquear o acesso e remover o dispositivo autorizado. Você poderá cadastrar um novo dispositivo posteriormente.
Sim, será possível fazer a gestão dos dispositivos a qualquer momento utilizando o App Ailos a partir do celular que possui a Chave de Segurança instalada. Neste aparelho, será possível realizar a exclusão ou bloqueio dos dispositivos, caso seja optado pelo bloqueio vale reforçar que se trata de um bloqueio permanente.
Será necessário cadastrar o dispositivo separadamente para cada uma, da mesma forma que ocorre com a Chave de Segurança.
Não. Se você costuma realizar apenas transações de valores menores que R$ 200,00, não há necessidade de cadastrar seu dispositivo. No entanto, para trazer ainda mais segurança, é recomendável que todos os dispositivos sejam cadastrados.
Se houver um erro durante o processo de cadastro, recomendamos que entre em contato com o 0800 647 2200 para verificar e resolver a situação.