Imagine a seguinte situação: você recebe uma ligação ou mensagem no WhatsApp, de alguém que diz falar em nome da Cooperativa. A pessoa informa que foram detectadas falhas de segurança na sua Conta Online ou App Ailos, e será necessário instalar um software de acesso remoto para resolver o problema e proteger o sistema.
A abordagem parece razoável, certo? Mas, na verdade, se trata de um crime cada vez mais comum no mercado financeiro: o golpe do falso suporte técnico.
Por meio dele, criminosos solicitam acesso remoto ao seu computador ou celular. O objetivo é roubar informações pessoais e financeiras, além de usar os aparelhos para infectar outros.
Por isso, lembre-se:
– Nós não pedimos acesso remoto ao seu computador ou celular, e nem que você instale aplicativos de segurança ou atualize seu App Ailos;
– Também não enviamos mensagens avisando que a sua conta foi acessada por dispositivos de terceiros, e solicitando que você “resgate” sua conta por meio de um link;
– Não clique em anúncios pop-up (aquelas janelas que surgem repentinamente na tela), pois eles costumam pedir que você ligue para uma falsa central de suporte técnico ou direcionam para links com vírus;
– Ao pesquisar por suporte técnico no Google, tenha cuidado. Os golpistas costumam patrocinar anúncios de falsos serviços de suporte que são exibidos em destaque, no topo da lista;
– Por fim, nunca dê o controle do seu computador ou celular a terceiros, a menos que você mesmo tenha contatado o suporte técnico a partir de canais oficiais de comunicação.
Na dúvida, conte conosco! Entre em contato com o Posto de Atendimento, mande um e-mail para notifique@ailos.coop.br ou fale com o SAC pelo número 0800 647 2200 e chat da Conta Online. Juntos, garantimos a sua segurança e bem-estar durante o ano todo. 😊